sábado, 15 de abril de 2023

Covid: ministério reduzirá período de isolamento para 5 dias em maio

A mudança no período de isolamento foi determinada por estudos do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas

isolamento de cinco dias
O Ministério da Saúde informou que o período de isolamento recomendado para pacientes com COVID-19 será reduzido de sete para cinco dias a partir de 8 de maio, quando a doença será reclassificada na mesma categoria da gripe sazonal, publicou a mídia local. 

Hoje os pacientes com COVID-19 devem, em princípio, permanecer em casa por sete dias após o início dos sintomas, segundo a lei de prevenção de doenças infecciosas.

Mas na sexta-feira (14), o ministro Katsunobu Kato disse que recomendará um novo período de auto-isolamento de cinco dias após o início dos sintomas.

Caso os sintomas persistam no quinto dia, o ministério recomendará que os pacientes fiquem em casa e monitorem sua condição até que se passem 24 horas desde que os sintomas tenham melhorado.

A mudança no período de isolamento foi determinada por estudos do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas. 

A alteração tem como base o fato de que a quantidade média de vírus em indivíduos infectados é alta por cerca de três dias após o início dos sintomas, mas diminui para um vigésimo a um quinquagésimo por volta do sexto dia.

Apesar da liberação do uso de máscaras já vigorar, o ministério continuará pedindo aos pacientes que usem máscaras por 10 dias a partir do dia seguinte ao início dos sintomas.

A ministra da Educação, Keiko Nagaoka, falou sobre as diretrizes referentes às escolas. 

Ela disse que as crianças infectadas serão obrigadas a ficar longe da escola “até que se passem cinco dias desde o início dos sintomas e um dia logo que os sintomas melhorarem”.

O período de ausência atual é de sete dias.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: