quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Cerejeiras florescem 6 meses mais cedo no Japão após tufões

Os ventos arrancaram as folhas dos galhos e confundiram as árvores
Cerejeiras no Japão

Cerejeiras em todo o Japão floresceram seis meses antes, depois que dois poderosos tufões atingiram o país em setembro. Os ventos arrancaram as folhas e provocaram uma onda de calor, deixando as árvores atipicamente rosadas.

"Recebemos relatórios todos os anos de floração de cerejeiras no outono, mas isso costuma ocorrer apenas em áreas específicas", disse Toru Koyama, uma autoridade da Associação de Flores do Japão, à Reuters.

"Desta vez, estamos ouvindo sobre isso em todo o país."

Os dois tufões, incluindo a tempestade mais poderosa que atingiu o Japão em 25 anos, enfraqueceram as substâncias químicas que suprimem as flores brancas e cor-de-rosa, retirando as folhas ou cobrindo-as com água salgada do mar, disse Koyama.

O ar sugado pelas tempestades dos trópicos trouxe um clima quente seguido por temperaturas mais frias que imitaram a estação da primavera, indicando a hora de florescer.

Até agora, o número de flores que desabrocharam cedo ainda é pequeno, então é improvável que as pessoas que vão ver as cerejeiras na primavera, um grande atrativo para famílias e turistas, percebam muita diferença, acrescentou Koyama.

O florescimento inesperado ocorre em meio à crescente preocupação em todo o mundo com o aquecimento global e as ondas de calor do verão que estão provocando intensos incêndios florestais e tempestades poderosas, alimentadas pelo aumento da temperatura do mar.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: