segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Aeroporto de Kansai volta a operar totalmente depois dos estragos causados pelo tufão 21

No setor de carga espera-se que 80% das operações retornem ao ritmo normal até o fim de setembro
Aeroporto de Kansai

O aeroporto de Kansai voltou a operar totalmente depois de ter ficado 17 dias fechado após sofrer uma inundação durante a passagem do tufão 21. O aeroporto é a principal porta de acesso à região oeste do Japão, segundo publicou a Kyodo.

A reabertura foi na sexta-feira (21), com longas filas se formando diante dos balcões das companhias aéreas na área norte do terminal 1. Este é o último setor a reabrir no aeroporto após ter sido fechado no dia 4 de setembro em razão dos estragos provocados pelo tufão.

Um total de 470 voos domésticos e internacionais, o mesmo nível de antes do desastre, estavam programados para partida e chegada, segundo informou o operador do aeroporto.

A chinesa Xu Jingfang, 55, que mora em Wakayama, disse que teve que mudar a data de sua viagem várias vezes devido ao tufão.

“Finalmente posso viajar. Embora minha viagem tenha ficado mais curta do que o planejado, eu quero curti-la”, disse ela, que estava indo visitar sua irmã em São Francisco (Estados Unidos), via Hong Kong.

Apenas no setor de carga espera-se que até o fim de setembro 80% das operações retornem ao ritmo normal.

O 21º tufão da temporada inundou o terminal número 1 do aeroporto, uma de suas duas pistas e uma instalação de energia, enquanto ondas altas e vento forte fizeram um navio-tanque bater na única ponte que ligava o aeroporto, localizada em uma ilha artificial na baía de Osaka.

O aeroporto sofreu um blecaute na maioria de suas instalações e não conseguiu drenar a água que inundou a pista. O aeroporto conseguiu reabrir parcialmente usando o terminal 2 e uma pista. Uma semana depois, começou a usar a área sul do terminal 1 e a outra pista.

Durante a paralisação do Kansai, dois aeroportos nas redondezas, Itami e Kobe, abrigaram 44 voos domésticos.

O transporte de trem também foi restabelecido depois que o operador da linha consertou os trilhos afetados pela colisão de um navio na ponte que dá acesso ao aeroporto.

Mas a rota para carros ali não deverá ser reaberta antes de maio de 2019.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: