terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Diferenças nos 2 prazos de validade dos produtos alimentícios no Japão

Sabia que há dois prazos de validade nos produtos alimentícios e alimentos no Japão? 

prazos de validade
Os produtos alimentícios ou alimentos podem ser consumidos após o prazo de validade? No Brasil essa questão entrou em pauta quando o governo propôs baratear os preços “esticando” o prazo de vencimento. Uma parte da população protestou, dizendo que o governo quer que se coma xepa ou produto estragado. Depois, voltou atrás, senão o povo que quisesse comprar mais barato corria o risco de comprar “comida” vencida ou estragada.

No caso do Japão há dois prazos distintos nos rótulos dos produtos alimentícios e alimentos:

  • 消費期限 (shohi kigen)
  • 賞味期限 (shomi kigen)

Aparentemente, os dois se referem ao vencimento, mas têm diferentes sentidos.

É exigido por lei (Lei de Rotulagem de Alimentos) que os alimentos processados ​​sejam rotulados com uma data para consumo ou uma data de validade, dependendo da rapidez com que sua qualidade se deteriora, excluindo alguns como sal, açúcar, mel e outros.  

Prazo de validade para consumo
O vencimento (消費期限) shohi kigen, mostra até em que data o alimento ou produto alimentício pode ser consumido com segurança. É a união das palavras consumo (shohi) e validade (kigen). 

É recomendável que o consuma o mais rápido possível dentro desse prazo. 

Os produtos fora do limite de validade para o consumo não devem ser consumidos, para sua segurança. Em geral, esse prazo com ano, mês e dia, é usado para produtos alimentícios como pães, bolos, doces artesanais, sanduíches, bentôs, pasta (macarrão) fresca, oniguiris, ovos, etc.

Prazo de validade para degustar
Por outro lado, o 賞味期限, exibe até que data os alimentos ou produtos alimentícios podem ser degustados saborosamente. Ou seja, é uma composição das palavras degustação (shomi) e validade (kigen), que em inglês é best before.

Já em relação ao prazo de validade para degustação, é exibido em ano, mês e dia (ou só ano e mês) para produtos alimentícios como doces industrializados, pacotes de lámen, bebidas envasadas em garrafas PET, enlatados e outros. 

Sabendo disso, os produtos alimentícios que foram comprados e estão na prateleira da despensa ou na geladeira, devem ser revistos com frequência para o consumo, a fim de evitar o desperdício.  

Independente de qual tipo de vencimento, só garantem a segurança e o sabor do produto se o saco ou recipiente não for aberto e se for armazenado conforme as instruções. Depois de abrir a embalagem ou o frasco, recomenda-se consumi-lo o quanto antes.
Fonte: Portal Mie com Agência Brasil, CAA, MAFF e House Foods

Nenhum comentário: