segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Conheça a cerejeira mais antiga do Japão com 2.000 anos

A floração geralmente ocorre entre a última semana de março e a primeira de abril

Cerejeira Yamataka Jindaizakura
A cerejeira mais antiga do Japão, chamada de Yamataka Jindaizakura (山高神代桜), fica no templo Jisso, em Hokuto (Yamanashi). Ela foi declarada um patrimônio natural do país e existe há pelo menos 2.000 anos, segundo a prefeitura local.

A árvore é uma das três principais cerejeiras do país, juntamente com a Miharutakizakura, na cidade de Miharu (Fukushima), e a Usuzumizakura, em Motosu (Gifu).

A cerejeira mais antiga do Japão é do tipo Edohigan, uma das espécies selvagens nativas do país. Tem 10,3 metros de altura e 11,8 metros de circunferência na parte mais grossa do tronco.

A floração geralmente ocorre entre a última semana de março e a primeira de abril, mas pode variar de acordo com as condições climáticas.

Cerca de 80.000 narcisos também florescem na mesma época que as flores de cerejeira, criando um belo contraste entre o amarelo e o rosa claro.

Diz a lenda que o mítico senhor da guerra Yamato Takeru no Mikoto plantou a árvore durante sua expedição para o leste. Por volta do século 13, o monge budista Nichiren viu a cerejeira morrendo e rezou por sua recuperação até que ela voltou a dar flores novamente.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: