quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Atividade fabril do Japão cresce no ritmo mais rápido em quase quatro anos, mostra índice PMI

A atividade econômica no país enfrenta a pressão do maior salto nos preços de insumos em 13 anos

atividade fabril do Japão
A atividade fabril do Japão cresceu pelo ritmo mais rápido em quase quatro anos em novembro, conforme a produção acelerou com o afrouxamento das restrições relativas à Covid-19, desafiando a pressão do maior salto nos preços de insumos em 13 anos.

A atividade no setor de serviços também se acelerou, expandindo-se pelo ritmo mais rápido em mais de dois anos, à medida que as condições econômicas se estabilizaram após uma queda acentuada nos casos de Covid-19 e mortes devido ao aumento das vacinações.

O índice do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI, na sigla em inglês) au Jibun Bank Flash Japão subiu para 54,2 ajustado sazonalmente, seu ritmo de expansão mais rápido desde janeiro de 2018.

A leitura, que foi elevada por uma recuperação na produção geral e novos pedidos, em comparação com os 53,2 finais no mês anterior.

"A atividade nas empresas do setor privado japonês aumentou pelo segundo mês consecutivo em novembro", disse Usamah Bhatti, economista da IHS Markit, que compila a pesquisa.

O otimismo dos fabricantes para o ano à frente diminuiu ligeiramente em relação ao mês anterior, de acordo com a pesquisa, que também mostrou que as empresas de todos os setores enfrentaram pressões crescentes sobre os preços.

"Os preços dos insumos no setor privado aumentaram no ritmo mais rápido em mais de 13 anos, com as empresas atribuindo o aumento aos custos mais altos de matéria-prima, frete e pessoal em meio à escassez e deterioração do desempenho do fornecedor", disse Bhatti.

O índice au Jibun Bank Flash Services PMI melhorou para 52,1 ajustados sazonalmente em relação ao final do mês anterior de 50,7, colocando-o mais firmemente em território de expansão.

A leitura marcou o ritmo de crescimento mais rápido desde setembro de 2019, pouco antes de um aumento no imposto sobre vendas atingir a confiança do consumidor.

O PMI au Jibun Bank Flash Japan Composite, que é calculado usando manufatura e serviços, subiu para 52,5 em relação ao final de outubro de 50,7.
Fonte: Alternativa com Reuters

Nenhum comentário: