terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Japão incluirá Osaka, Hyogo e Quioto no estado de emergência nesta semana

Aichi e Gifu são outras províncias que estão pleiteando inclusão neste recurso

Osaka, Hyogo e Quioto
O governo do Japão está fazendo os ajustes finais para a inclusão das províncias de Osaka, Quioto e Hyogo no estado de emergência, disseram fontes governamentais e do partido no poder na segunda-feira (11), segundo a Kyodo News. 

O anúncio deverá ser feito possivelmente nesta terça-feira (12) ou quarta-feira (13). 

Os governadores das três províncias ocidentais pediram ao governo central para estender o estado de emergência, que entrou em vigor na sexta-feira para Tóquio, Saitama, Chiba e Kanagawa e irá até 7 de fevereiro, também às suas áreas em resposta ao ressurgimento do vírus. 

Enquanto isso, as províncias de Aichi e Gifu, no centro do Japão, também farão um pedido semelhante em conjunto nesta terça-feira (12), segundo a NHK.

Mais de 4.800 infecções diárias por coronavírus foram relatadas em todo o país na segunda-feira, após chegar a 6.000 no domingo. 

O recente ressurgimento de infecções vem aumentando a pressão sobre o sistema médico do país.

Em Tóquio, o governo metropolitano relatou 1.219 casos adicionais de coronavírus, continuando a marcar um aumento de quatro dígitos desde 5 de janeiro.

O último número elevou o total acumulado na capital para 76.163, enquanto o número de pacientes atualmente hospitalizados com doenças graves aumentou para um recorde de 131.

Em Osaka, as infecções diárias atingiram 480, de acordo com as autoridades locais. Hyogo, cuja capital é Kobe, e Quioto, registraram aumentos de 150 e 142, respectivamente.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse no domingo em um programa de televisão que as três províncias "estão em uma situação tensa" e que o governo está "pronto para responder imediatamente, se necessário".

Suga discutiu o assunto com o secretário-chefe do gabinete, Kato Katsunobu, e com o ministro responsável pela resposta ao coronavírus, Nishimura Yasutoshi, na segunda-feira.

Eles concordaram em avançar com os arranjos para a emissão de outra declaração, enquanto ouviam os especialistas.

A reunião aconteceu depois que os governadores de Osaka, Hyogo e Quioto no sábado solicitaram que o governo central expandisse seu estado de emergência para cobrir sua região.

Ao declarar o estado de emergência com base em uma lei para lidar com a disseminação do vírus, o governo central permite que as autoridades locais exortem as pessoas a ficarem em casa o máximo possível e que os restaurantes reduzam o horário de funcionamento.

Em abril, o Japão declarou estado de emergência para algumas das 47 províncias do país e depois o estendeu para todo o país. O governo o suspendeu totalmente no final de maio.

Takayuki Ogura, do Hospital Saiseikai Utsunomiya, em Tochigi, disse a repórteres que informou ao primeiro-ministro Suga sobre o aumento do número de pacientes idosos com coronavírus nas áreas suburbanas. 

Ele disse que muitos estão sendo hospitalizados ou adoecendo gravemente.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: