domingo, 30 de dezembro de 2018

Tradições japonesas para começar o ano novo de bem com a vida

Costumes envolvem visitas a templo e degustação de alimentos especiais para esta época do ano
Tradições japonesas

Se você for passar o ano novo no Japão, que tal aproveitar para dar um mergulho na cultura e nos costumes do arquipélago e se beneficiar com a sabedoria nipônica para começar 2019 com bastante entusiasmo?

Os rituais japoneses para o fim do ano consistem na visita a templos religiosos, degustação de comidas especiais e é claro, limpezas energéticas e purificação para garantir os bons fluídos no novo ano que chega.

Esta é a época também para trocar móveis velhos ou artigos decorativos desgastados com o tempo.

Confira algumas das principais tradições:
Templos budistas e santuários xintoístas

↑ Hatsumode
Nos primeiros dias do ano, milhares de japoneses fazem filas nos templos budistas e santuários xintoístas, para fazer pedidos de ano novo, participar das celebrações e comprar novos “omamori” (お守り), os famosos amuletos que invocam paz, prosperidade financeira, nos estudos ou na vida amorosa. Escolha o amuleto que mais combine com a sua situação atual e tenha fé.

fukubukuro

↑ Sacola da sorte ou felicidade
Que tal testar a sua sorte de ano novo com uma sacolinha da felicidade? Nesta época do ano, o comércio japonês investe nos famosos “fukubukuro” (福袋), as sacolinhas que trazem produtos sem mostrar o que tem dentro.

Os consumidores costumam comprar as sacolas das lojas preferidas e conferir após a compra o que há dentro da misteriosa embalagem. Com um pouco de sorte, é possível adquirir itens até mais caros que o valor da compra.

kagamimochi

↑ Bolinho da sorte
O “kagamimochi” (鏡餅) é um alimento indispensável no ritual de ano novo dos japoneses. Composto por dois bolinhos de arroz glutinoso branco de tamanhos diferentes e uma espécie de laranja azeda por cima, chamada “daidai” (橙), o alimento carrega a crença de trazer prosperidade e boa sorte no ano que se inicia.

Se for cumprir o ritual, tome cuidado com a ingestão dos bolinhos, principalmente com idosos e crianças. O mochi deve ser consumido em pedaços e vagarosamente, por ser pegajoso e fácil de engasgar. Todos os anos, o Japão registra dezenas de casos de acidentes e mortes por engasgamento ao ingerir os bolinhos tradicionais sem os devidos cuidados.

kakizome

↑ Escrita de ano novo
Outro ritual importante aos japoneses é o “kakizome” (書初め), a primeira caligrafia do ano novo. A escrita é feita com tinta e wakamizu (primeira água do ano), pincel e um papel especial chamado de “gasenshi” (画仙紙), que é semelhante a um pergaminho.

Há diversas competições de kakizome no início de cada ano, envolvendo crianças e adultos. É muito comum que os japoneses expressem, através da escrita artística e tradicional, os desejos para o próximo ano, com frases positivas e cheias de significado para renovar as intenções. Você pode utilizar o kakizome para treinar a caligrafia japonesa e é claro, decorar paredes com a intenções de ano novo que não devem ser esquecidas.

Osoji

↑ Limpeza de ano novo
Os japoneses também se importam com a limpeza dos ambientes no ano novo, incluindo também o local de trabalho. A limpeza completa é sinônimo de purificação e uma medida fundamental para alcançar o bem-estar desejado com o início do novo ciclo de 12 meses.

Chamado de “Osoji” (大掃除) ou “Susuharai” (すす払い), a faxina é realizada normalmente nos últimos dias do ano e é comum que os japoneses organizem verdadeiros mutirões de limpeza para limpar todos os ambientes que frequentam, incluindo os espaços públicos.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: