sexta-feira, 26 de maio de 2017

Mais de 27 mil brasileiros entraram no Japão entre janeiro e abril, diz Imigração

Comunidade residente no país pode passar de 190 mil até dezembro
brasileiros no Japão

Entre janeiro e abril deste ano, mais de 27 mil brasileiros desembarcaram nos aeroportos do Japão.

Segundo dados divulgados pelo Departamento de Imigração do país, dos brasileiros que entraram entre janeiro a março, 6 mil portavam visto permanente, de longa duração, de familiares e cônjuges de descendentes de japoneses ou de japoneses.

Nos três primeiros meses do ano, o número de entrada de brasileiros no país foi maior do que o de saídas (veja gráfico abaixo). Outro dado importante mostra que 30% dos brasileiros que retornaram ao país possuíam autorização de reentrada.

Somente em março, 7.426 brasileiros chegaram ao Japão. Desses, 2.415 portavam permissão de reentrada. Os brasileiros portando visto permanente somaram 1.478 e os vistos de longa duração, 1.323. A diferença entre o total de entradas e saídas do período é de 5,7 mil brasileiros.

Ainda segundo os dados divulgados pela Imigração japonesa, 7.335 brasileiros chegaram ao Japão em abril. Se os dados permanecerem ao longo do ano neste patamar, a comunidade residente no país pode passar de 190 mil até dezembro.

A crise econômica e política no Brasil combinada com a falta de mão de obra no Japão pode ser o principal fator de incentivo da volta dos brasileiros ao território japonês.

Número de entrada e saída de brasileiros por mês
(Fonte: Departamento de Imigração do Japão)

Janeiro:  8.005 (entrada) e 5.670 (saída)
Fevereiro: 4.980 (entrada) e 3.929 (saída)
Março: 7.426 (entrada) e 5.037(saída)
Abril: 7.335 (entrada). O número de saída não foi divulgado ainda
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: