quinta-feira, 26 de maio de 2016

Número de brasileiros aumenta no Japão em março, mostra relatório

Quase 6 mil brasileiros chegaram ao país em março, contra 4.305 saídas
Número de brasileiros aumenta no Japão

Pelo terceiro mês consecutivo, o número de brasileiros que entraram no Japão superou o número de saídas, informou na quarta-feira (25) o Ministério da Justiça do Japão, através de relatório.

Em março, desembarcaram no país 5.972 brasileiros. Deste total, 3.050 possuíam visto permanente e de longa duração, que incluem filhos ou cônjuges de japonês e seus descendentes. Cerca de 850 chegaram ao arquipélago pela primeira vez ou depois de um longo período no Brasil, pois não possuíam autorização para reentrada.

Outros 2.581 brasileiros portavam vistos de curta duração, categoria na qual se enquadram os turistas. Importante lembrar que existem descendentes que dão entrada na Imigração japonesa portando esse tipo de visto e, posteriormente, solicitam a permissão de longa duração. Por esse motivo, seria equivocado afirmar que esses 2.581 vistos representam somente os brasileiros que chegaram ao país para turismo.

Em contrapartida, o número de brasileiros que deixaram o país em março somou 4.305. Deste total, 2.418 possuíam visto permanente e de longa duração, que incluem filhos ou cônjuges de japonês e seus descendentes. Entre eles, 2.504 tinham autorização para reentrada, sinalizando um possível retorno ao país.

Ainda segundo os dados, este foi o terceiro mês consecutivo em que as entradas de brasileiros no Japão superaram as saídas. Somados os meses de janeiro, fevereiro e março, as entradas totalizaram 17.447, contra 12.552 saídas, com saldo positivo de 4.895 brasileiros.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: