segunda-feira, 21 de março de 2016

Saiba identificar a diferença entre flores de cerejeira, pessegueiro e ameixeira

 flores de cerejeira, pessegueiro e ameixeira

Com as florescências das ameixeiras e cerejeiras, aprenda a identificar rapidamente a diferença entre elas. Na verdade, as 3 são oriundas da mesma família botânica – Rosaceas. E dentre as espécies, a ameixa, cereja e pêssego são da ramificação Prunus.

A época das flores é diferente e, em algumas localidades, coincide a florada das ameixeiras (umê) com a das cerejeiras (sakura), sendo as primeiras no período de janeiro a março e a segunda, de março a abril. Já a florada dos pessegueiros (momo) costuma acontecer a partir de abril.

Observe os galhos e pétalas

cerejeira, pessegueiro e ameixeira

A coloração das ameixeiras varia do branco ao vermelho intenso. Já das cerejeiras, do branco, ao cinza claro, verde claro até o rosa mais escuro. Já o pessegueiro pode ter colorações de rosa claro ao mais escuro.

umê

A diferença fundamental está nos galhos. As flores da ameixeira nascem grudadas nos galhos. As das cerejeiras possuem uma haste mais longa e as dos pessegueiros uma haste bem curta.

As pétalas também são diferentes: as ameixeiras tem pétalas bem arredondadas, independente da espécie. As cerejeiras, em geral, tem um picote e as do pessegueiro tem as pétalas mais pontudas.

Confira o resumo no gráfico abaixo:

 ameixa, cereja e pêssego
Fonte: IPC Digital | Fotos: Anna Shudo | Ilustração: Mainichi

Nenhum comentário: